A Confirmação é o Sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Quando um treinador manda um jogador de futebol para o campo, põe-lhe a mão sobre o ombro e dá-lhes as últimas instruções. Assim também se pode compreender a Confirmação. É-nos posta a mão, entramos no campo da vida. Pelo Espírito Santo, sabemos o que temos a fazer; Ele motivou-nos até à ponta dos cabelos; o Seu envio ressona-nos no ouvido; sentimos a Sua ajuda; não frustraremos a Sua confiança e decidiremos o jogo por Ele; agora, é só ter vontade de escutá-lO. (119, 120)
Já no ANTIGO TESTAMENTO o Povo de Deus esperava a difusão do Espírito Santo sobre o Messias. Jesus viveu a vida num especial Espírito de amor e de perfeita união com Seu Pai do Céu. Este Espírito de Jesus era o "Espírito Santo" que o Povo de Israel almejava; e era o mesmo Espírito que Jesus prometera aos Seus discípulos, o mesmo Espírito que desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa. E é novamente Este Espírito Santo de Jesus que vem sobre cada pessoa que recebe o Sacramento da Confirmação." [1285-1288, 1315]
"Logo nos Atos dos Apóstolos, escrito poucas décadas após a morte de Jesus, vemos São Pedro e São João numa "viagem de confirmação": ambos impuseram as mãos sobre os novos cristãos, que antes "tinham sido apenas batizados no nome do Senhor Jesus", para que o coração destes ficassem cheios do Espírito Santo." 113-120, 310-311.
Os Apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, que, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo, porque ainda não tinha descido sobre nenhum deles; estavam somente batizados em nome do Senhor Jesus." At 8, 14-16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário