A Experiência da Misericórdia

Jesus no evangelho da liturgia de hoje (Jo 13, 21-33.36-38) anuncia que um de seus discípulos o trairia e no fim da passagem vai falar a Pedro que ele o negará três vezes.  Interessante que em versículos anteriores desse capítulo temos mais uma demonstração do amor de Deus, Jesus se coloca como servo e lava os pés dos apóstolos, de todos eles , Ele não exclui ninguém, nem mesmo aquele que depois viria a ser o traidor, Ele se rebaixa em amor a todos e dá o exemplo: seus discípulos devem fazer o mesmo. 
Voltemos à questão desses dois apóstolos que tem, anunciados pelo mestre, as suas quedas, porque eles também nos dão exemplo. Em nossa caminhada de fé inúmeras são às vezes em que caímos, pecamos, desviamos o caminho, erramos o alvo, no entanto, muito maior que o nosso pecado é a misericórdia de Deus , temos um Pai maravilhoso que está a porta nos esperando voltar pra casa.
Vamos então aos exemplos desses homens Pedro que nega Jesus, se arrepende experimenta a misericórdia de Deus e pode depois viver a alegria da ressurreição de nosso senhor e Judas que traí o mestre , se arrepende , mas porque não vive a experiência do amor que tudo supera tira a sua própria vida. 
Diante de uma queda mesmo que seja grande não podemos permitir nos esquecer do abismo insondável que é a Misericórdia de Deus, estamos em um ano dedicado a Misericórdia, em plena semana santa em que celebramos a entrega de um Deus que se faz homem assume sobre si nossas culpas e livremente dá a sua vida por nós. É tempo mais que propício para se permitir ser alcançado por esse amor profundo, se deixar seduzir como diz o profeta (Jr 20,7), pedir perdão e perdoar, voltar para casa, para a Igreja , buscar o sacramento da reconciliação, contemplar a cruz e ver ali concretamente até onde Deus foi por cada um de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário