O Pentecostes


Em breve celebraremos na Igreja o dia de Pentecostes e a partir de hoje falaremos um pouco mais sobre esse acontecimento tão importante.

Pentecostes, dentro da tradição judaica, era a festa da colheita, onde era oferecido à Deus as primícias da nova colheita. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia.

É nesta festa que um acontecimento marcante na História da Igreja acontece. Lemos em Atos dos Apóstolos 1, 4-5: “E comendo com eles ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, “que ouvistes”- disse ele -” da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, daqui a poucos dias”.

Jesus promete e cumpre, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu, sobre os apóstolos reunidos no cenáculo. O Espírito de Deus, o sopro de Deus que dá a vida a ossos secos, como na profecia de Ezequiel (Cf. Ez 37,9), aquele que pairava sobre as águas na criação (Cf. Gn 1,2), aquele que distribui dons e carismas, desce sobre a Igreja nascente e lhe dá a vida. Os apóstolos passam a falar em outras línguas, sinal segundo a tradição da Igreja do caráter universal da mesma, ficam cheios do Espírito Santo e agora sim podem cumprir a missão deixada por Jesus - “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

Há uma presença muito importante naquele cenáculo onde ocorreu o Pentecostes em breve falaremos mais dela. Acompanhe nossas postagens!



Dica de leitura: “O mistério de Pentecostes” de Raniero Cantalamessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário