Maria e o Espírito Santo

No mês de maio a Igreja celebra o mês de Maria, mãe de Jesus. Exemplo de mulher e de serva, a todo momento Maria se colocou disponível para fazer a vontade do Pai e para que se cumprisse o projeto de salvação que Deus tem para cada um de nós. Comemoramos ainda neste mês de maio, no dia 27, a festa de Pentecostes, onde contemplamos o Espírito Santo derramado sobre Maria e os apóstolos.

Sabemos que Maria já é cheia do Espírito Santo, pois “Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus”. (CIC* 723). Quando o anjo anuncia à Maria que ela será a mãe do Salvador, já a declara cheia da graça de Deus, o Espírito Santo: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28). Assim como aconteceu com os apóstolos, logo após receber o Espírito Santo, Maria coloca-se a serviço e vai à casa de Isabel, visitá-la.

Não foi diferente com os apóstolos em Pentecostes. Após a ressurreição de Jesus, ele envia o seu Espírito Santo para que fosse em auxílio deles (Cf At 2, 1-13). A partir desse acontecimento, os apóstolos iniciam sua vida missionária e começam pregar o Evangelho em todas as partes, com novo ardor.

Somos chamados também a receber esse Espírito Santo que Deus dá a todos, sobretudo àqueles que se colocam disponíveis à Sua vontade. Que neste mês de maio possamos seguir o exemplo de Maria, que não se deteve às grandes graças dadas por Deus e peçamos o Espírito Santo, afim de que sejamos conduzidos a fazer a vontade de Deus em todo tempo.


*CIC - Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário