Testemunho de amor!

"O Bom Deus me deu um pai e uma mãe mais dignos do Céu que da terra"
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Carta de 26.7.1897)
Le couple Martin  
Os pais de Santa Teresinha, Louis e Zélie Martin, que foram beatificados em 19 de outubro de 2008, eram cristãos ferverosos. Empenharam-se em transmitir a fé a seus filhos e são considerados pela Igreja como"testemunho exemplar de amor conjugal, um modelo para estimular nos lares a prática integral das virtudes Cristãs" (Cardeal Saraiva Martins).


Louis e Zélie são também testemunhos de que o matrimônio também é caminho de santificação. A vida conjugal deve ser vivida em plenitude, sem reservas dos esposos. Abaixo você poderá ler um das cartas trocadas pelo casal. O cuidado, o pensamento, o zelo e amor estiveram sempre presentes entre eles.


 “Meu querido Luiz,

 Chegamos ontem às quatro e meia da tarde. O meu irmão, que estava na estação à nossa espera, ficou radiante quando nos viu. Ele e a mulher fazem o quanto podem para nos arranjar distrações. Hoje, domingo, há uma bela recepção aqui em casa, à noite, em nossa homenagem. Amanhã, segunda-feira, haverá um grande banquete na casa da senhora Maudelond e, possivelmente, um passeio de carro à casa de campo da senhora Fournet. As pequenas andam encantadas. Se o tempo estivesse bom, seria para elas o auge da felicidade. Mas eu sou mais custosa de desarmar. Nada disso me interessa! Ando exatamente como os peixes que tu tiras para fora da água: já não estão no seu ambiente, não lhes resta senão morrer. Creio que era o que me aconteceria se a minha permanência aqui tivesse sido prolongada… Acompanho-te em espírito a toda hora. Digo para mim mesma: “Neste momento está a fazer isto ou aquilo”.Quanto me tarda ver-me junto de ti, meu querido Luiz! Amo-te de todo o meu coração e sinto que o meu afeto aumenta com a privação da tua presença que tanto sinto. Seria impossível para mim viver separada de você. Esta manhã assisti a três missas. Fui às das seis, fiz a ação de graças e rezei as minhas orações durante a das sete, e voltei à missa cantada. O meu irmão não está descontente com os negócios que não vão mal. Diz a Leônia e a Celina que lhes mando muitos beijos saudosos e que levarei para elas uma lembrança de Lisieux.

 Verei se é possível escrever-te amanhã, mas não sei a que horas voltaremos de Trouville. Escrevo  com muita pressa porque estão à minha espera para ir fazer visitas. Regressamos na quarta-feira à tarde, às sete e meia. Como me parece distante! Beijo-te com muito amor. As filhinhas recomendam-me que te diga que estão muito contentes por terem vindo a Lisieux e que te mandam muitos beijos.

(Carta de Zélia a Luiz, de 31 de agosto de 1873). (p.57).



Nenhum comentário:

Postar um comentário