5º Dia da Novena das Rosas

Exercício do Perdão

"O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo".

Santa Teresinha não dava espaço para o ressentimento, pelo contrário, buscava sempre estar próximo das irmãs do Carmelo mais difíceis, pois ela queria ser na Igreja o amor, conforme ela mesma relata no livro História de uma Alma:
“Ao ler o que acabo de escrever, poderíeis Madre, crer que a pratica da caridade não me é difícil. È verdade que desde alguns meses, não tenho mais que combater para praticar essa bela virtude. Não quero dizer com isso que nunca me acontece cair em faltas. Ah! Sou imperfeita demais para evitar isso, mão não tenho muita dificuldade em me levantar quando caio, pois num certo combate alcancei a vitória e, por isso, a milícia celeste vem agora em meu socorro, não podendo aceitar-me vencida depois de ter sido vitoriosa na guerra gloriosa que vou procurar descrever.
Encontra-se na comunidade uma irmã que tem o dom de desagradar-me em tudo, suas maneiras suas palavras, seu caráter, porém é uma santa religiosa que deve ser muito agradável a DEUS. Não querendo entregar-me a antipatia natural que sentia, apliquei-me em fazer por essa irmã o que teria feito pela pessoa que mais amo. Casa vez que a encontrava, rezava por ela, oferecendo a DEUS todas as suas virtudes e méritos. Sentia que isso agradava a Jesus, pois não há artista que não goste de receber elogios pelas suas obras, e Jesus, o artista das Almas, fica feliz, quando ao invés de olharmos para o exterior, entramos no santuário mais intimo que ele escolheu para a sua morada.”
Eis a conclusão a que cheguei: devo procurar, no recreio, na licença, a companhia das irmãs que me são menos agradáveis, desempenhar junto dessas almas feridas o ofício de boa samaritana. Uma palavra, um sorriso amável, são muitas vezes suficientes para alegrar uma alma triste.


Rezemos:
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido pessoal) se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma.
Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida".
Reza-se em seguida 24 vezes:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário