Escolhendo tudo

Neste dia, a Igreja comemora a vida de Santa Teresa do Menino Jesus.

Teresa Martin nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873. Mudou-se para Lisieux onde aos 15 anos ingressou no Carmelo, sendo vencedora, pela perseverança, sobre todas as dificuldades que naquela ocasião existia no fato de uma menina desejar consagrar a sua vida com tão pouca idade, para isso ela foi até ao Papa pedir-lhe autorização. Teresa estava decidida por Jesus! Seus atos já antecipavam o que ela mesma iria dizer mais tarde: “Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.

Durante os seus nove anos como carmelita viveu na humildade, simplicidade e confiança plena no amor divino. Cada gesto e sacrifício, por menor que fosse, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Achando-se desprovida de dons encontrou em uma passagem bíblica escrita por São Paulo, onde a Igreja é apresentada como um corpo, a revelação de sua vocação mais profunda; concluindo que se a Igreja é um corpo, certamente possui um coração e nesse, deve existir o amor. Resolve então ser o amor no coração da Igreja.

Santa Teresinha mantinha um relacionamento de criança para com Deus Pai, livre como um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e tomada pelo Espírito de amor, aprendeu o caminho da “infância espiritual” que está descrito no livro que escreveu a pedido de suas superioras.

Esse livro, que se chama História de uma alma, depois da morte de sua autora, em 30 de setembro de 1897, foi (e continua sendo) um instrumento de evangelização para a conversão dos homens fazendo da santa uma missionária mesmo sem nunca ter saído do Carmelo. E como, cultivava no coração um ardor missionário, intercedia pelos missionários sacerdotes e pelos pecadores, função que ela estendeu a todos os homens, ao afirmar: “vou passar meu céu, fazendo o bem na terra” e ainda prometendo que faria cair uma chuva de rosas sobre a terra, referindo-se aos benefícios e favores que iria proporcionar por conta de sua intercessão junto a Deus. Chuva de bênçãos cai sobre todos que recorrem a essa flor do jardim de Jesus.

Tendo Teresinha, Santa e Doutora da Igreja, como modelo, que vivamos para sermos santos, não pela metade, mas escolhendo tudo, escolhendo Deus.

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário