Prefiro a misericórdia ao sacrifício

Estamos no período da quaresma, tempo de preparação do nosso coração para a Ressurreição de Jesus. Muitas pessoas tem a visão errônea da quaresma, como período de tristeza ou onde "não se pode nada". Mas não é esse o propósito deste tempo litúrgico.

A quaresma é para nós um tempo de conversão. Sim, toda nossa vida deve ser uma conversão diária, porém a misericórdia de Deus para nós é tão grande que nos deu este tempo para viver uma mudança de vida e de mentalidade de maneira mais profunda, pois assim como na ressurreição Cristo venceu a morte, nós também podemos vencer a morte que o pecado nos traz.

O Papa Francisco na Mensagem para a Quaresma deste ano nos relembra da passagem de Mt 9, 13: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício” onde refletimos que "a Misericórdia «exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar» (Misericordiӕ Vultus, 21), restabelecendo precisamente assim a relação com Ele". O tempo da Quaresma é a manifestação da misericórdia de Deus que quer muito mais que ofertas e sacrifícios espirituais. Eles quer, também nesse sacrifício, que nosso coração esteja voltado para Ele, que queira se aproximar Dele, criar laços de intimidade. A misericórdia de Deus é amor e é desse amor que devemos nos lembrar nesse tempo, desejando estar cada vez mais íntimo de Jesus.

Que possamos viver essa quaresma com todo amor, com o desejo de sermos melhores cristãos para nós mesmos, para os irmãos, mas principalmente para agradar o coração de Deus na certeza de que um dia estaremos com Ele no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário