Testemunho JMJ Rio 2013

Conversamos com o Jovem Francisco, do Rio de Janeiro, que participou da JMJ Rio 2013, para saber um pouco mais dessa experiência. Confira!


Que experiência mais te marcou na JMJ?

Não posso negar que Deus é surpreendente, recebi um convite para ficar junto com minha namorada Aline Rocha no Palco de Copacabana na Cerimônia de Acolhida do Papa Francisco.

Mas o que me marcou foi a Vigília de Oração, mais de 03 milhões de jovens, alegres, conversando, partilhando e ao se depararem com Jesus Sacramentado exposto diante de nós, um silêncio ensurdecedor tomou conta da praia, calados sem palavras para descrever como é lindo ver nosso Senhor Jesus, foi assim que aquela multidão adorou o nosso Senhor, e como disse São Francisco de Assis:  "Tome cuidado com a sua vida, porque talvez ela possa ser o único Evangelho que o teu irmão irá escutar", foi algo comentado até nas emissoras seculares, o fato de os jovens agirem dessa forma, esta com certeza foi a experiência mais marcante. Ser surpreendido nas "pequenas" coisas.

"Deus surpreende-nos sempre, rompe os nossos esquemas, põe em crise os nossos projetos, e diz-nos: confia em Mim, não tenhas medo, deixa-te surpreender, sai de ti mesmo e SEGUE-ME!” #PapaFrancisco



Que ato, palavra, atitude do Papa que lhe chamou atenção?

Os atos do Papa Francisco são memoráveis, ele vem até nós, tornasse próximo, quebra protocolos, mas não para por ai, se não ele seria mais um revolucionário.

Assim como Jesus o Papa não foi somente contra alguns paradigmas, ele faz essas coisas com amor, amor pelos pequenos, aqueles que estão à margem da sociedade e faz sem distinção.

Suas palavras ecoam dentro de mim, e incomoda, deixa-me inquieto:
"Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus".
Papa Francisco - Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio2013.



E a vida espiritual durante e pós JMJ?

Com a JMJ eu pude então conhecer melhor a minha igreja, foi com a preparação a para jornada que eu experimentei lindas surpresas de Deus.
Tornei-me voluntário, quis melhorar minha espiritualidade e com isso Deus deu seu "jeito".

Fazendo o Semear*, através do convite de um outro voluntário, o Ian Maria,
lembrei que eu tinha um ‘livro amarelo’, o qual eu somente tinha foliado algumas vezes. Com isso tudo mudou. O livro era o YOUCAT.

Deus sabe a hora exata para nos chamar, este livro acompanhado com a Sagrada Escritura é o que a Igreja nos oferece para a Nova Evangelização.

Junto com dois amigos, Aline Rocha e Nilton Cesar criamos um grupo de estudo do YOUCAT, com intenção de formar nossos voluntários e paroquianos para a JMJ Rio2013. Graças a Deus estamos partilhando até hoje e com ajuda do próprio YOUCAT . Hoje tenho um acompanhamento espiritual de perto, através do Jerônimo Lauricio para esta missão.

O YOUCAT faz parte das JMJ deste de 2011, com essa proposta, de fazer com que os jovens sejam mais "enraizados na fé", para com isso "enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação".
Aos poucos eu fui me surpreendendo a espiritualidade dos jovens inclusive com a minha.

"Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida." #BentoXVI.

* Semear - Escola de Liderança Jovem (Comunidade Católica Pequeno Rebanho)


 Como você tem vivido sua juventude depois da jornada?

Depois da jornada, só tento na minha juventude obedecer a este pedido: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". (Mateus 28, 19) 


 O que tem feito para fazer novos discípulos?

Continuo com o grupo de estudo, partilhando a palavra de Deus e o catecismo da Igreja Católica. Mas sei que só isso não basta.

"O conhecimento de Jesus é o trabalho mais importante da nossa vida. Para isso, o estudo é sim importante, mas não o suficiente. É preciso abrir 03 portas:
- Rezar a Jesus para conhecê-Lo melhor;
- Celebrar Jesus nos seus Sacramentos;
- Pegar o Evangelho e tentar imitar a Jesus!

Com a Missa de Envio fui chamado a sair da minha inercia e caminhar até o próximo, sair da sacada e caminhar junto aos que já estavam no caminho do anuncio da Boa Nova.
No pouco eu tento partilhar na internet, através do meu namoro, no grupo de estudo e Deus tem me proporcionado a sair em algumas missões.
Então estive em outras dioceses dentro e fora do Rio de Janeiro em missão com o YOUCAT.


“Embora esta missão nos exija uma entrega generosa, seria um erro considerá-la como uma heroica tarefa pessoal, dado que ela é, primariamente e acima de tudo obra de Deus. Em qualquer forma de evangelização o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito." #PapaFrancisco #EvangelliGaudium

Nenhum comentário:

Postar um comentário