São Tomé

Hoje a Igreja celebra o dia de São Tomé, um dos doze apóstolos, conhecido pela sua incredulidade. Ele foi aquele que, não estando com os apóstolos reunidos, duvidou que Jesus ressuscitado havia aparecido aos apóstolos. “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos , e não introduzir a minha mão no seu lado , não acreditarei!”   (Jo 20, 25)

Este homem, que impôs condições para crer no poder de Deus, tem muito a nos ensinar! Por vezes somos como ele,  não cremos, não temos fé... Como lemos em Hebreus 11, 1 : “ A fé é o fundamento da esperança , é uma certeza a respeito do que não se vê”. Duvidamos do poder de Deus, de seu amor, de sua misericórdia, perdemos por vezes a esperança.

Tomé teve sua incredulidade curada por Jesus, que o convidou a tocar em suas chagas e o exortou: “ Não sejas incrédulo, mas homem de fé.”(Jo 20, 27). Tomé após essa experiência, se tornou um homem de fé viva, que junto com os outros apóstolos anunciou o Evangelho propagou a fé. Tomé entregou sua vida no martírio, imitando o seu Senhor e Deus.

Hoje o que Jesus disse a Tomé serve também para nós, não sejamos incrédulos, creiamos, tornemo-nos os felizes, os bem aventurados que creram sem ter visto (cf Jo 20, 29)!


Pedimos a intercessão desse grande santo da Igreja, para que rogue a Deus para aumentar a nossa fé.  São Tomé, rogai por nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário