YouCat Online - O que significa o nome "Jesus"?





Em hebraico, "Jesus" significa "Deus Salva". [430-435, 452]

Nos Atos dos Apóstolos, Pedro diz: «E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado à humanidade, pelo qual possamos ser salvos.» (At 4,12) Essencialmente é esta mensagem que todos os missionários transmitem ao mundo.

Nas catacumbas romanas, encontra-se um sinal secreto protocristão, que era uma profissão de fé em Jesus: a palavra ICHTHYS ("peixe"). As suas letras correspondem às iniciais das palavras Iesus ("Jesus"), Christus ("Cristo"), Theo ("de Deus"), Hyos ("Filho"), Soter ("Salvador").

Na fórmula breve "Jesus é o Cristo" exprime-se o cerne da fé cristã: Jesus, o filho de um simples carpinteiro de Nazaré, é o Messias e Salvador esperado. [435-440, 453]


Tanto o adjectivo grego Christos (Cristo) como o particípio hebraicomashiah (messias) significam "ungido". Em Israel, eram ungidos reis, sacerdotes e profetas. Os  Apóstolos perceberam que Jesus tinha sido ungido com o Espírito Santo (At 10,38). Na sequência de Cristo, chamamo-nos cristãos, para exprimir a nossa elevada vocação.



Inscreva-se em nosso canal do Youtube: www.youtube.com/pequenorebanho

Twitter: @pequeno_rebanho


Facebook: fb.com/comunidadecatolicapequenorebanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário