Missão: Formador espiritual dos voluntários

Alexandre Bastos, Fundador de nossa Comunidade, fala sobre a experiência de servir ao Senhor estando à frente da coordenação de formação espiritual dos voluntários da JMJ Rio 2013.

Confira:



Alexandre Bastos é natural do Rio de Janeiro e a cerca de um ano está envolvido nas atividades da Jornada Mundial da Juventude(JMJ). Atualmente na coordenação da Formação Espiritual dos voluntários, ele reconhece a responsabilidade que tal entrega exige, porém, ressalta a presença diária da graça de Deus, direcionando cada ação no contato com outros voluntários. O Documento de Aparecida enfatiza a importância de uma constante formação espiritual, mas é importante ressaltar que o principal motivo das formações vai além do período da JMJ. Elas são “para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo”. Confere a entrevista com o voluntário.


O que é para você estar responsável por coordenar a formação espiritual dos voluntários?
Nenhum serviço na Igreja pode ser feito sem o auxílio da graça de Deus. Concretamente, o servo do Senhor experimenta desta graça. É como diz o Salmista: “Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor” (Sl 1,2). Portanto, não há como não estar feliz, mesmo com minhas limitações, poder colaborar com a JMJ Rio2013, que é um serviço ao Senhor. Além disso, estar na coordenação da formação espiritual dos voluntários é uma grande responsabilidade que, somente confiando na graça de Deus, é possível de se aceitar.
A Jornada é um evento onde o trabalho voluntário é extremamente necessário. No caso da formação, há uma equipe de voluntários envolvida na elaboração do material que é disponibilizado aos demais voluntários?
Sim, os voluntários são fundamentais. Não há como fazer uma JMJ sem essa oferta generosa de pessoas que doam não somente um serviço, mas a própria vida. Na elaboração do material formativo conto com a ajuda de alguns irmãos da Comunidade Católica Pequeno Rebanho, da qual pertenço. No entanto, é necessário o serviço de tantos outros irmãos que atuam em outras áreas do Setor Voluntários e também em outros Setores do COL. O certo é que nada se faz sozinho, comigo há uma equipe, graças a Deus!
Além das formações via internet, existem formações presenciais. Como ocorrem estes dois tipos de formações?
As formações presenciais acontecem principalmente através de um planejamento, de maneira que periodicamente a formação aconteça nas diversas Paróquias através do coordenador paroquial. Além desses momentos existem outros, onde o Setor se reúne com os voluntários por Vicariatos. Neste caso, são encontros maiores que basicamente acontecem em duas partes: uma espiritual e outra com informações gerais no que diz respeito aos voluntários. Já para as formações na internet, os veículos principais são o blog dos voluntários e o site oficial da JMJ. Recentemente foi disponibilizado mais uma área, é uma “página reservada” para os voluntários, onde os primeiros textos e vídeos formativos já estão postados e também outros serão acrescentados. O Setor está encaminhando para cada voluntário um login e uma senha que concede o acesso essa área.
Qual o objetivo do COL ao promover essas formações?
No documento de Aparecida, por exemplo, fica claro que a formação deve ser permanente. Portanto, nenhum cristão católico, independente do tempo de caminhada, do grau de conhecimento, do cargo que ocupa ou do ministério que atua pode se excluir da necessidade de uma formação que seja para a vida toda. A JMJ é uma oportunidade que colaborarmos com essa necessidade de formação permanente. Portanto, mesmo objetivando a formação dos voluntários JMJ, não trabalhamos somente para formar pessoas para um determinado acontecimento/evento. Também estamos trabalhando “para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina” (Ef 4, 12-14). Queremos colaborar para que, cada vez mais, estejamos enraizados na nossa fé, como pediu nosso papa, Bento XVI.


Fonte: http://rio2013.com/pt/canal-voluntarios/detalhes/1933/missao-formador-espiritual-dos-voluntarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário