Estilo cristão da pregação é a humildade


Festa de São Marcos


O Papa Francisco presidiu na manhã desta quinta-feira, 25, na Casa Santa Marta, a Missa na Festa de São Marcos Evangelista. Participaram alguns membros da Secretaria do Sínodo dos Bispos, acompanhados pelo Secretário-Geral, Dom Nikola Eterović, e um grupo de agentes da Gendarmeria Vaticana (segurança do Vaticano).

No centro da homilia do Papa, esteve o trecho do Evangelho de São Marcos em que se narra a Ascensão de Jesus. O Senhor, antes de subir ao Céu, envia os apóstolos a anunciarem o Evangelho até os confins do mundo, não somente em Jerusalém ou na Galileia.

“Não: em todo o mundo. O horizonte… o horizonte vasto… e como se pode ver, esta é a missionariedade da Igreja. A igreja vai avante com esta pregação a todos, em todo o mundo. Mas não avança sozinha, mas com Jesus. O senhor trabalha com todos os que pregam o evangelho. Esta é a magnanimidade que os cristãos têm que ter.”

Francisco destacou que a primeira carta de São Pedro define o estilo cristão da pregação, que é o da humildade, serviço, caridade e amor fraterno. Ele lembrou que o cristão anuncia o evangelho com o seu testemunho mais do que com palavras e quando agem com esta magnanimidade e humildade, o senhor confirma a palavra.

“E devemos ir avante. O triunfo da Igreja é a ressurreição de Jesus. Mas tem a cruz, antes. Peçamos hoje ao Senhor que nos torne missionários na Igreja, apóstolos na Igreja, mas com este espírito: uma grande magnanimidade e também uma grande humildade. Assim seja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário