São José - Debaixo do plano da salvação


Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa (Mt 1,18-21.24).

São José, homem justo, secretamente rejeitou receber Maria como esposa, e assim rejeitava também o plano de Deus para sua vida. Mas sendo dócil ao que Deus lhe falou através do anjo, renunciou sua própria vontade para assumir aquilo que era vontade de Deus.

Que bom ver no pai adotivo de Jesus realidades tão humanas. Mas que bom ver em Deus o carinho em não rejeitar ou desistir do homem, mesmo quando este rejeita o seu plano.

A incapacidade humana não pode impedir a ação salvadora de Deus. Que nosso coração seja como o de São José que, sendo dócil às orientações de Deus, se deixa vencer e se coloca debaixo do plano da salvação.

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário