Na busca da Santidade

A Sagrada Escritura vai nos dizer em I Pedro 1, 16: “Sede santos, porque eu sou santo.”
 Mas o que é ser santo? Se formos ao dicionário, ele nos dará varias definições para a palavra Santo, entre elas estão: essencialmente puro; perfeito em tudo; que  vive na Lei de Deus.
Mas como podemos ser santos? No CIC* §2807, vai dizer que “Só Deus santifica, torna santo”, mas que compete a nós reconhecer como santo e tratar de maneira santa ao homem, pois Deus o criou a Sua imagem e Semelhança (Cf. Gn 1,26).

A perfeição em Deus consiste em fazer sua vontade, em ser aquilo que Ele deseja que sejamos. Ser perfeito em Deus significar trilhar o caminho de santidade que ele nos aponta, pois o santo não é aquele que não erra que não peca; mas sim aquele que se sabendo pecador, se reconhece necessitado da Graça  de Deus e busca em todos os momentos e circunstancias está na presença de Deus, pois só Deus pode nos santificar.

Ao sermos criados a imagem e semelhança de Deus, fomos criados para a santidade e Ele nos concedeu altíssima dignidade. Porem, tendo nossos primeiros pais pecado, a nossa carne conheceu a corrupção e o pecado passou a nos habitar. Mas Deus veio em nosso socorro e nos deu a maior prova de amor possível, morrendo por nós (Cf. Jo 15,13). “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16).

A santidade é possível nos dias de hoje. Tudo o que precisamos fazer para alcançá-la, é viver a obediência ao Pai, como o fez Jesus;  e sermos perseverantes em nossa caminhada, sendo verdadeiros cristãos como o foram aqueles que já no céu nos antecedem e receberam sua corroa de glória por terem guardado a fé e combatido o bom combate (Cf. 2 Tm 4,7-8).


* CIC - Catecismo da Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário