“Incentivemos ao amor e às boas obras” (Hb 10,24)

Estamos no tempo da quaresma. Tempo em que a Igreja volta seus olhares ao arrependimento e à conversão para juntos vivermos a maior manifestação do amor de Deus: a paixão do seu filho Jesus Cristo.

A Quaresma nos recorda os quarenta dias que Jesus, conduzido pelo Espírito Santo, passou no deserto (Cf. Mt 4, 1-10). É o tempo que nos conduz ao aprofundamento de nossa fé por meio de uma vivência espiritual voltada para nossa conversão, de modo especial através do jejum, da oração e da caridade (modelos de penitência interior).

O jejum nos leva ao equilíbrio, ao domínio de nosso corpo, nos faz mais fortes para o combate espiritual e para vencermos as tentações (Cf. Mt 17, 20).

A oração nos aproxima da Palavra de Deus, nos faz conhecer melhor nossa fé, através da leitura da Sagrada Escritura, nos torna mais íntimos de Deus.

Neste tempo, toda a liturgia nos leva á reflexão ao exame de consciência e à interiorização: nas vestes são utilizadas a cor roxa e as leituras são voltadas à perseverança e à conversão.

Nosso pastor, o Papa Bento XVI na Mensagem para a Quaresma de 2012 nos ensina que este tempo quaresmal é uma grande oportunidade de refletirmos sobre o grande amor de Deus com a humanidade.

- ”Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Esta afirmação da Carta aos Hebreus (10, 24) impele-nos a considerar a vocação universal à santidade como o caminho constante na vida espiritual, a aspirar aos carismas mais elevados e a um amor cada vez mais alto e fecundo (cf. 1 Cor 12, 31 – 13, 13)”.

Que esta quaresma venha trazer ao nosso coração a força de, a cada dia, nos voltarmos ao amor de Deus e à lutarmos contra o pecado para que na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo tenhamos o coração aberto para acolher o seu incondicional amos por cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário