Um sonho de comunidade


Partilhando sonhos...:

"Os seres humanos, a meu ver, dividem-se em duas categorias: os que sonham e os que se limitam a dormir.

Os primeiros fazem a história.

Os outros, quando acordam, se dão conta do que aconteceu, do que também eles poderiam ter feito se tivessem tido a coragem de sonhar.

Ninguém é mais realista que o sonhador. Ou seja, aquele que obriga a realidade a seguir o passo de seus sonhos.

Hoje apresento um sonho meu, com a esperança de que possa servir à realidade.

O sonho, pois, de uma comunidade.

Uma comunidade formada de irmãos, mas na qual o termo “irmãos” não dependa do regulamento ou do costume, mas seja algo conquistado, com o suor de todos, dia após dia.

Sonho com uma comunidade em que “o real” representa a lei mais importante, da qual dependem todas as outras leis. O real, ou seja, estas pessoas, com esta mentalidade, esta cultura, esta formação, estas qualidades, esta idade, esta situação peculiar, neste ambiente adequado, com esta missão a cumprir, neste tempo.

Sonho com uma comunidade que reconheça a primazia da pessoa e na qual todos tenham a certeza de que “bem comum” só pode coincidir com o bem de cada uma das pessoas.

Uma comunidade construída em função das pessoas. Uma comunidade em que as estruturas e as obras estejam em função do equilíbrio, do desenvolvimento, do crescimento das pessoas.

Sonho com uma comunidade em que a igualdade fundamental de todos os seus membros seja reconhecida e ampliada por todos os meios.

Sonho com uma comunidade onde não faltem os privilegiados, contanto que esses privilegiados sejam os pequenos, os fracos, os últimos.

Uma comunidade em que predomine a “mentalidade da corrente”, segundo a qual a força e a consistência da corrente como um todo sejam dadas pelo aro mais fraco.

Sonho com uma comunidade em que o tempo não seja desperdiçado. Em outras palavras, uma comunidade em que se reserve tempo para o descanso, a diversão, a ... desintoxicação, mas não se perca tempo com fofocas, insinuações, suspeitas, cochichos e futilidades. Onde há amor, não há tempo a ser desperdiçado. Não há nada que absorva tanto como o Amor.

Uma comunidade onde alguém se leve muito a sério, mas onde cada um se sinta levado a sério pelos outros.

Sonho com uma comunidade que reprove toda e qualquer intenção de falar mal de uma pessoa ausente.

Uma comunidade na qual todos se encontrem “seguros”. Isto é, em que cada um se sinta seguro em relação à liberdade, a dignidade, ao respeito e, especialmente, à responsabilidade pessoal.

Sonho com uma comunidade na qual cada um tenha o espaço para expressar livremente seu próprio pensamento; onde se levem em conta as opiniões das pessoas pela importância das razões oferecidas e não por motivos oportunistas ou emocionais.

Uma comunidade em que cada pessoa seja considerada por todos os outros como alguém em quem podem confiar. E cada um, naturalmente, se empenhe em se mostrar digno dessa confiança.

Sonho com uma comunidade na qual todos possam participar das discussões importantes. E que a linguagem seja sincera. E que não tenham medo da verdade, sobretudo porque se adota um estilo de verdade que penetra, incomoda, mas não humilha ninguém. Uma verdade que cura – mesmo que seja com dor – mas não fere. 'Felicidade é poder dizer a verdade sem que ninguém chore.'

Uma comunidade na qual os que se consideram mestres sejam condenados a viver segundo sua palavra. E que todos os que se consideram juízes sejam condenados a se sentir cúmplices.

Sonho com uma comunidade onde a única suspeita válida seja a suspeita de que algum irmão não recebeu a parte de amor que lhe corresponde.

Sonho com uma comunidade provincial, um conselho provincial, um secretariado, uma comunidade regional ou local que me demonstre que ... sonhei a realidade." (*).
________________________________________________________________
(*) Autor: Irmão Martin Sappl, ofm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário