Perdoar de todo coração

Resultado de imagem para perdao “Assim tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo coração” ( Mt 18 , 35)

O trecho em epígrafe encerra a parábola do servo cruel (Mt 18, 23-35), em que Jesus compara o Reino dos céus a um rei que deseja ajustar contas com seus servos. Um deles devia uma fortuna imperial, uma soma vultuosa, sem ter como pagar o rei manda prendê-lo , no entanto esse servo prostra-se por terra e pede um prazo para quitar a dívida : “Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida”.  (Mt 18, 27).
Prestemos atenção no que aconteceu com esse servo, ele tinha uma dívida praticamente impossível de quitar, ele apenas pede um prazo e o rei o liberta da dívida. A figura do rei é o próprio Cristo, por conta do pecado devíamos a Deus uma soma incalculável, mas o Senhor se compadeceu de nós e quitou nossa dívida, nos fez livres, ele nos perdoou de todo coração. Nós porém, tal como o servo dessa parábola, ao invés de libertarmos nossos irmãos com o perdão, preferimos aprisioná-los (Mt 18,28-30).
Rezamos na oração que o senhor nos ensinou: “perdoai-nos as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu”. Deus me perdoa muito, de maneira abundante e eu tenho que fazer o mesmo com os meus irmãos, à medida que perdoo sou perdoado por Deus, preciso perdoar de todo coração, sem reservas, tal como Jesus na cruz, à maneira concreta de amar a Deus é amar meus irmãos, afinal: “Porque aquele que não ama seu irmão a quem vê, é incapaz de amar a Deus a quem não vê (1 Jo 4, 20).
Deus é sempre misericordioso conosco está sempre disposto a perdoar aquele que se arrepende, por isso que nós em resposta a esse amor imenso de Deus, contando com a ação de Seu Espírito, tenhamos um coração mais misericordioso, pronto a libertar nossos irmãos com a graça do perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário