Pequenos na Fé e na Escuta.


Resultado de imagem para pequeno escuta fe






Existem duas realidades muito importantes para a vida de todo cristão: a fé e a escuta. São realidades primordiais para vivermos uma vida de santidade. A escuta é a atitude de prestar atenção em algo que é dito e isso alimenta a fé. A fé é a força de acreditar nas promessas divinas. 
Hoje vivemos em uma sociedade que não escuta mais, uma geração conectada, que não para pra escutar, prestar atenção. Estamos sempre andando cabisbaixos, com nossos smartphones nas mãos. No entanto, Deus quer falar aos nossos corações, e nós precisamos estar atentos. Assim, sabendo da importância da escuta, vamos conhecer um itinerário para sermos pequenos na escuta e na fé. O itinerário partilhado é baseado no texto que se encontra no Evangelho de São Marcos 5, 21-43, que narra a cura de uma mulher que padecia de fluxo de sangue e da filha de Jairo.Destacam-se aqui 10 pontos para nos ajudar:
1)      Se lançar (cf. v. 21-23): Nós precisamos nos lançar como Jairo lançou-se aos pés de Jesus. Sem reservas, como a mulher que padecia do fluxo de sangue também faz alguns versículos mais à frente.
2)      Aproveitar as oportunidades (cf. v. 25): Precisamos aproveitar todas as oportunidades, boas ou ruins, para nos aproximarmos de Deus e escutá-Lo. A mulher só foi curada porque encontrou Jesus no caminho da casa de Jairo. Enxergou ali uma oportunidade e a agarrou, se lançou. Ela estava atenta, devemos, também nós, estarmos atentos e aproveitar todas as oportunidades para nos aproximarmos do Senhor.
3)      Reconhecer-se único (cf. v. 27. 33): A mulher que padecia de fluxo de sangue tomou posse do fato de que ela não era só mais uma pessoa no meio de uma multidão, mas única diante de Deus. Assim também somos nós, mesmo que o mundo nos ignore nos faça crer que somos “só mais um”, para Deus cada um de nós é único. Ele não vê uma multidão, vê a cada um individualmente, prepara todas as oportunidades para nos encontrar pessoalmente.
4)      Ser verdadeiro (cf. v. 31. 33): A mulher que padecia do fluxo de sangue se desnudou diante do Senhor, foi ela mesma. O tocou com sua verdade, não se paralisou no seu passado e na realidade em que se encontrava. Avançou, pois tinha a certeza de quem era Jesus. Nós também, sabendo-nos amados, podemos viver a nossa verdade, viver a nossa humanidade. A mulher contou toda a verdade a Jesus, quando somos verdadeiros com Deus, é quando Ele mais pode agir em nós.
5)      Tomar posse da Palavra de Deus sobre mim (cf. v 34): A Palavra de Deus tem o poder de curar e só Ela é capaz de dizer quem realmente somos. É assim com a mulher, quando Jesus diz: “Filha, vá em paz. Tua fé te salvou”. Na vida de muitos santos, o encontro com a Palavra de Deus abalou estruturas e fez tudo novo. Conosco também pode ser assim! Basta a gente se abrir, pois a Palavra salva, cura e liberta.
6)      A escuta da Palavra revela-nos a nossa identidade (cf. v. 34): “Filha, vá em paz”. A experiência com o Amor nos revela quem nós realmente somos: filhos. Filhos amados, por quem Jesus se encarnou, para trazer a Salvação. A Palavra de Deus nos lembra que, antes de tudo, isso é o que constitui a raiz da nossa identidade: sermos filhos de Deus.
7)      O encontro e a escuta geram novidade: O encontro com o Salvador tem que gerar frutos, e frutos de vida. Gerar um novo homem, numa nova realidade, num novo caminhar. Assim como São Paulo, que a partir do seu encontro, muda de perseguidor para propagador da Igreja. Assim também nós devemos ser homens e mulheres novos, transformados pela Palavra proclamada por Jesus. 
8)      Saber que Jesus está sempre comigo: A essa altura do campeonato, quase nos esquecemos de Jairo! Ele devia estar lá, desesperado pra levar Jesus para sua casa e salvar sua filha, enquanto Jesus descobria quem o havia tocado e fala com a mulher. Pode parecer até que Jesus se distraiu e esqueceu-se dele... Mas Jairo sabia que Jesus estava com ele! O mal também quer nos fazer achar que Deus não nos ouve ou que se esqueceu de nós, mas Ele sempre está aquie aí, onde você está!
9)      Olhar fixo em Jesus (cf. v. 35-36): Jesus estava ainda terminando de conversar com a mulher, e então chega um homem, com a notícia de que a menina, filha de Jairo, havia morrido. Jesus estava atento. Ele conversa com a mulher curada, mas ao mesmo tempo ouve a notícia ruim que chegou. Ele não dá tempo para que Jairo diga algo ou simplesmente chore a suposta morte de sua filha, mas logo faz o olhar de Jairo voltar-se para Ele de novo: "Não temas. Crê somente". Então, em meio ao mal aparente, Jairo volta o seu olhar para Jesus. Escuta e confia. Nosso olhar também deve estar fixo em Deus, assim com Jesus no centro de tudo, sem distrações.
10)   Sempre se alimentar das coisas de Deus: A passagem termina com Jesus orientando que deem de comer à menina, que só dormia. Assim também nós! Só ficaremos de pé se estivermos alimentados, na escuta da Palavra, na Eucaristia, na comunhão fraterna, contando com a intercessão da Virgem Maria.

Jesus tem nos chamado a algo novo, está nos formando na escuta e na pequenez. Na dependência de filhos, que confiam com fé no nosso chamado a santidade. Que sejamos atentos, verdadeiramente pequenos na fé e na escuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário