Eis agora o tempo favorável

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, tempo em que a Igreja se une ao mistério de Jesus no deserto (cf. CIC 540). Na segunda leitura da quarta-feira de cinzas, São Paulo nos recorda que este é o “tempo favorável por excelência” (cf. 2 Cor 6, 12). Mas favorável para quê? Por quê?

Sabemos que nossa humanidade foi criada à imagem e semelhança de Nosso Senhor. Nós temos uma forma original pensada, projetada por Deus, por Seu amor. Porém, por causa do nosso pecado, nos afastamos daquilo que é Seu projeto inicial para nós. Na nossa vida tendemos a descartar tudo aquilo que não sai como nossos planos. Com Deus não é assim. Seu perfeito amor e misericórdia O levam a assumir nossa humanidade e a nos refazer. Como um oleiro ao ver seu vaso tomando outra forma, que não a projetada, o desfaz e recomeça sua obra, assim faz o Senhor conosco.

O tempo da Quaresma, portanto, é o tempo favorável para voltarmos à forma original projetada por Deus. Como se fôssemos sementes e este fosse o tempo propício para a plantação. Isso não significa que alcançaremos a perfeição ao fim da Quaresma, mas que nesse tempo o coração de Deus é movido a derramar de forma abundante Sua graça sobre nós, para que nos aproximemos cada vez mais do que Ele sonha para nós. Por que o Senhor nos dá esse tempo? “Em favor do resto de sua herança, ele não exaspera sua cólera, mas tem prazer em conceder graça.” (Miqueias 7, 18). O Senhor nos estende Seu favor de amor, concedendo-nos este tempo de graça e conversão. Ele nos dá este tempo movido pela misericórdia, pois sabe que somente seremos felizes sendo aquilo que Ele sonha para nós.

Que nesta Quaresma, como São Paulo nos exorta, não recebamos a graça de Deus em vão. Que o Senhor nos ajude a viver uma santa e frutuosa Quaresma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário