YouCat Online - Quem pode receber o Sacramento da Ordem?


“É admitido à Ordem do Diácono, do Presbítero e do Episcopado qualquer homem batizado e católico que a Igreja chamar a este ministério.” [177-1578]
Ninguém teria sido melhor sacerdote do que ela [Maria] foi. Ela podia ter dito sem hesitar: ‘Isto é o Meu corpo’ porque ela realmente ofereceu a Jesus o Seu próprio corpo. E, no entanto, Maria permaneceu a despretensiosa serva do Senhor, para que pudéssemos recorrer sempre a ela como nossa Mãe. Ela é uma de nós e estamos sempre unidos a ela. Depois da morte de Seu Filho, ela continuou a viver na Terra,  para fortalecer os Apóstolos no seu serviço, sendo sua mãe, até que a jovem igreja adquirisse forma.” Beata Madre Teresa.  

“A decisão de admitir apenas homens às ordens sacras não constitui uma desvalorização da mulher. Diante de Deus, o homem e a mulher têm a mesma dignidade, mas têm missões e Carismas diferentes. A Igreja vê-se induzida por Jesus ter eleito exclusivamente homens quando, na última ceia, instituiu o sacerdócio. O Papa João Palo II definiu em 1994 que a Igreja ‘não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal  às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja’ “.
“Como ninguém na Antiguidade, Jesus valorizou as mulheres de uma forma provocante, fez amizade com elas e e protegeu-as. Havia mulheres entre os Seus discípulos e Jesus apreciou a sua fé. Foi inclusivamente uma mulher as primeira testemunhas da ressurreição, pelo que Maria Madalena é chamada a ‘apóstola dos Apóstolos’. Não obstante, o sacerdócio ordenado e o ministério pastoral foram sempre transmitidos a homens. No Sacerdócio masculino a comunidade encontrar representado Jesus Cristo. A  sacerdócio é um serviço especial que o homem também exerce na sua dimensão masculina e paternal. Isto não é, porém, uma forma de submissão masculina das mulheres. As mulheres desempenham na Igreja, como vemos em Maria, um papel que não é menos central que o masculino, mas é um papel feminino. Eva tornou-se a mãe de todos os viventes (Gn 3,20); como ‘mãe de todos os viventes’ as mulheres têm dons e capacidades especiais. Sem o seu ensino, o seu anúncio e a sua caridade, a sua Espiritualidade e o seu cuidado pastoral especial, a Igreja seria ‘meia paralítica’. Sempre que os homens na Igreja usam o seu serviço sacerdotal como instrumento de poder, ou não permitem que as mulheres exerçam os seus Carismas, eles repudiam o amor e o Espírito Santo de Jesus”. 64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário