Este é o rei dos Judeus – (Lc 23, 38)


Sobre a cabeça de Jesus preso na cruz pendia essa inscrição, ali posta por ordem de Pilatos. Jesus é rei, sim o rei dos reis, mas não apenas dos judeus, mas de toda a humanidade, porém na cruz Jesus viveu mais uma vez a realidade que desde o seu nascimento experimentou: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”. (Jo 1, 11).

Resultado de imagem para jesus christ nascimento
Não havia lugar para eles na hospedaria, diz o evangelista (Lc 2,7) e Maria a mãe do Rei dos reis dá a luz a seu filho numa gruta junto de animais, O filho de Deus repousa numa manjedoura, local onde os animais se alimentavam. Os anos passam o menino cresce em estatura, sabedoria e graça (Lc 2,52), ele inicia um vida pública, anuncia o Reino, convida a conversão, faz milagres, mas não tem nem mesmo onde reclinar a cabeça (Mt 8,20).

Que rei estranho é Jesus, Ele não tem palácio, trono, cedro, poder, desde o nascimento rejeitado e aqueles que lhe eram mais próximos, a quem ele chamou de amigos, O abandonam na sua hora mais difícil. E agora do alto da cruz, mais uma vez é renegado, zombado por aqueles para quem Ele veio salvar.

Ao seu lado dois ladrões, um blasfemava, mas o outro reconhece sua indignidade e quem estava ao seu lado. Esse bom ladrão reconheceu que Jesus era rei e por isso dirige sua petição a vossa majestade: “Jesus lembra-te de mim, quando tiveres entrado em teu Reino!” (Lc 23, 42). E do seu trono, que é a cruz, o Rei do Reis concede a esse homem mais do que ele pediu, concede o Reino, o seu Reino: ”Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc 23,46).


Esse é o nosso Rei, pequeno, humilde, servo de todos, seu Reino é a vida eterna, sua glória é fazer a vontade do Pai. Estamos no tempo do advento em que a liturgia da Igreja nos prepara para bem vivermos o natal, Jesus, o Rei, vem como uma criança indefesa e ele deseja nascer em nosso coração, tornemos nosso coração uma manjedoura para o menino Deus, acolhamos o salvador que vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário