YouCat Online - Porque a Liturgia se repete anualmente?



"Tal como anualmente celebramos o dia do nosso nascimento ou de casamento, também a LITURGIA celebra, a um ritmo anual, os mais importantes acontecimentos salvífico do cristianismo. Todavia, com uma diferença decisiva: todo o tempo é tempo de Deus. "Memórias" da mensagem e da vida de Jesus são simultaneamente encontros com o Deus vivo. [1163-1165, 1195]"

"O filósofo dinamarquês Sörem Kierkegaard disse uma vez: 'Ou somos contemporâneos de Jesus ou é melhor deixar isso.' Realmente o Ano Litúrgico faz-nos efetivamente, contemporâneos de Jesus. Não porque entramos, com o nosso pensamento ou até todo o nosso ser, no Seu tempo e na Sua vida, mas porque Ele, quando Lhe dou espaço, entra no meu tempo e na minha vida com a Sua presença que cura e perdoa, com a força explosiva da Sua ressurreição."

"A eternidade de Deus não é simplesmente atemporalidade, negação do tempo, mas 'espessura temporal', que se realiza como 'ser com' e ' ser em'. Cardeal Joseph Ratzinger / Bento XVI, em O Espírito da Liturgia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário