YouCat Online - O que é o Ano Litúrgico?



 "O Ano Litúrgico é a sobreposição do percurso do ano normal com os mistérios da vida de Cristo, desde a encarnação até o regresso glorioso. O Ano Litúrgico começa com o Advento (o tempo da espera do Senhor), tem o seu primeiro clímax no tempo do Natal e o segundo, ainda mais alto, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição redentora de Cristo, na Páscoa. O tempo Pascal termina com o Pentecostes (a descida do Espírito Santo sobre a Igreja). O Ano Litúrgico é continuamente interrompido por festas de Maria e dos Santos, nas quais a Igreja exalta a graça de Deus, que conduz a humanidade à salvação. [1158-1173, 1194-1195]

"O Ano Litúrgico com as suas sempre novas atualizações e exposições da vida de Cristo, é a maior obra de arte da humanidade; e Deus mostra-Se favorável a isso, consentindo-o a cada ano e concedendo-o numa luz sempre nova, como se fosse a primeira vez." Jochen Klepper (1906-1942, escritor alemão).

"O Ano Litúrgico que a Igreja celebra começa no primeiro domingo do Advento, tem o seu ponto mais alto na Páscoa e termina na solenidade de Cristo Rei.

As "Sete Horas" da Liturgia das horas são: 
Ofício de Leitura (madrugada)
Laudes (Louvor da manhã)
Tércia (9 horas)
Sexta (12 horas)
Noa (15 horas)
Vésperas (louvor ao fim da tarde)
Completas (oração da noite)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário