Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade

Hoje celebramos a memória de um apóstolo, São Bartolomeu (Natanael), um dos doze escolhidos para ser sustentáculo da fé da Igreja de Jesus.

“Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.  Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!”E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.(Jo 1, 45-47)
  

Essa celebração deve nos fazer refletir em como estamos vivendo o nosso seguir a Jesus, pois um dia também Ele foi-nos apresentado. Talvez algum ‘Filipe’ nos disse "Vem e vê". A partir dessa experiência, de um encontro pessoal com Jesus, somos chamados a viver de maneira completamente diferente do que vivíamos. O chamado de Cristo para nós tem que ser um novo nascimento, que também deve ser atualizado diariamente.

Outro aspecto importante dessa leitura, é a frase de Jesus, que olhando para o coração de Natanael vê quem ele realmente era e diz " Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade "(João 1, 47).
É sempre o Senhor quem revela quem nós realmente somos. Não o mundo ou as pessoas. O chamado ao seguimento de Jesus é um chamado a viver a verdade, o apóstolo tem que viver a verdade. É a característica que devemos manifestar. Então ,como quem quer viver a mesma vida do Evangelho, dos apóstolos também precisamos ser verdadeiros.
O verdadeiro significa aquele que exprime a verdade, autêntico, real, não é enganoso ou fictício. Somos chamados a assumir essa postura diante de Deus, na vida de oração, nos colocar diante de Deus como realmente o que somos, necessitados, pecadores;  com nossas fraquezas. E diante dos homens assumindo uma postura de anúncio da verdade evangélica, a favor da vida, do bem comum e da salvação das almas.

Que sejamos hoje os sustentáculos da verdade, anunciando com nossa vida o Evangelho .


Nenhum comentário:

Postar um comentário