Vossa Palavra é luz!

"Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (salmo 118, 105)


Que grande Graça! Mesmo vivendo em tempos difíceis, de trevas e escuridão, onde parte da humanidade tem caminhado errante, buscando direcionamento no esoterismo, horóscopo, falsas religiões e seitas (Cf. II Tim 4,3), recebemos do Bom Deus, aquela  que será a luz que iluminará nossos passos e caminhos: A Palavra de Deus.

Precisamos alicerçar nossas vidas na Palavra de Deus, em suas promessas, direcionamentos, ensinamentos e para isso há um caminho a ser percorrido. Para isso, Deus nos proporciona uma grande graça, que é a Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina). 

A Lectio Divina consiste na meditação profunda e diária da Palavra de Deus através de 4 reflexões:

1. Leitura (o que diz o texto?): faz-se uma leitura do texto para entender o conteúdo do texto bíblico.
2. Meditação (o que o texto me diz?): a Palavra que é universal torna-se pessoal. Reflete-se o que a Palavra diz diretamente àquele que a lê.
3. Oração (o que eu digo ao texto?): é a nossa resposta em oração diante do que Deus fala.
4. Contemplação (o que o texto faz em mim?): nesse momento, nos compro-metemos com a Palavra de Deus em atos concretos, em cima do que o texto trouxe para nossa vida.



Somos chamados a testemunhar que, por mais que a escuridão e as trevas tentem desviar o nosso caminhar, nós somos mais do que vencedores em Cristo Jesus, pois  temos a luz que nos iluminará (Cf. Sl 118,105) e a espada para vencer as tentações (Cf. Ef 6,17), que é a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário