Corpus Christi



"Verbo eterno, não vos bastou tomar a nossa natureza e morrer por nós na Cruz, quisestes ainda dar-nos este sacramento para serdes nosso companheiro, nosso alimento e penhor da glória celeste". Santo Afonso de Ligório



No dia 19 de junho comemoramos a festa de Corpus Christi (’Corpo de Cristo’), dia de preceito para nós católicos, essa  é festa onde a Igreja de forma especial celebra o mistério da Eucaristia. Ela sempre ocorre numa  quinta-feira, fazendo alusão a Quinta-feira Santa (dia em que o Senhor instituiu a Eucaristia) seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Começou-se a comemorar essa festa no ano de 1.243 em Liége, na Bélgica, século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. No entanto, será somente em 1.264 que o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

A celebração é solene, o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e outra é apresentada aos fiéis para adoração - esta permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Antecedendo a Santa missa há a procissão com o Santíssimo sacramento, nos tapetes de sal, que adornam e enfeitam, em sinal de amor e união dos fiéis, todo o caminho que o sacerdote percorrerá.

Irmãos, a Eucaristia é fonte de vida  para toda a Igreja e é por isso que o Espírito Santo inspirou esse dia solene, que possamos então vivê-lo intensamente  com profunda atitude de adoração.

“Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e diviníssimo sacramento”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário