São João XXIII e São João Paulo II


Nesse dia celebramos a canonização desses dois célebres servos de Deus, Papas que contribuíram singularmente para a vida da Igreja, mas o que efetivamente após o pontificado desses papas mudou na nossa vida como fiéis cristãos, o que podemos aprender com eles?
O bondoso, o Papa bom, como era mais conhecido João XXIII, apesar de seu pontificado curto, de apenas cinco anos, ele foi um grande colaborador para a realidade da Igreja Católica atual. Ainda antes de ser Papa foi um bom samaritano na 2ª Guerra Mundial ajudando a muitos judeus de se livrarem do nazismo.
Ele foi bastante aberto ao diálogo e a conciliação, desde sua atuação como sacerdote, e posteriormente Bispo. Para a surpresa da maioria na época ele convocou o Concílio Vaticano II, onde propunha mudanças na Igreja, principalmente no âmbito pastoral  na ação dos Bispos, presbíteros, consagrados e principalmente o povo de Deus, os leigos.
Era um Papa que tinha bastante bom humor, sempre tinha uma resposta pronta com bastante suavidade, e terminava suas catequeses com a frase: “voltem, voltem, pois infelizmente estamos sempre aqui”. Nesse pouco tempo ele escreveu oito encíclicas, foi também bastante comentado sobre a suas saídas para além dos muros do Vaticano, aonde ia ao encontro dos mais necessitados.
O nosso ilustre Papa João Paulo II,  foi um grande homem de Deus. Em seu pontificado ele se fez notar, pelas suas inúmeras viagens a todos os continentes e pelo seu investimento na juventude. Investimento esse que mudou a relação da Igreja com o jovem, fazendo com que ele se tornasse protagonista de seu tempo. Foi o grande idealizador da Jornada Mundial da Juventude, essa ao qual se doou até o fim.
Devido a sua dedicação aos jovens e a sua preocupação com a cultura da época, preparou uma série de catequeses que tratava do amor humano, denominada Teologia do Corpo. Onde ele mostrou, pela ótica divina, como nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso, ele deve ser usado para louvor do Pai. Sofreu um atentado e perdoou o seu agressor , abriu caminho para o diálogo inter-religioso, onde buscou os pontos de afinidades entre os cristãos e com outras religiões.

E hoje é com imensa alegria que acolhemos esses dois grandes santos, e rogamos a eles São João XXIII São João Paulo II  roguem por nós!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário