Um ano de pontificado do Papa Francisco

Hoje a Igreja comemora um ano de pontificado do Papa Francisco. O inicio deste pontificado é marcado pelo seu carisma. Nós, como Igreja aprendemos a amar nosso novo pastor. Papa Francisco prega insistentemente sobre a cultura do encontro, sobre a Igreja que sai, em especial na direção daqueles que mais precisam. Seus ensinamentos também são expressos por atitudes, pois ele mesmo vai ao encontro.

Vivemos isso intensamente na Jornada Mundial da Juventude. Tantas pessoas tocou, abraçou, beijou. Nos sentimos muito mais próximos à Ele. Em seus pronunciamentos na Jornada, nas homilias, catequeses, pudemos conhecer ainda mais sobre Sua Santidade: didático, direto, profundo, ele fala ao nosso coração. Em especial na jornada, experimentamos aquilo que os discípulos de Emaús viveram : “Diziam então um para o outro : Não se nos abrasava o coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava a escritura?” ( Lc 24, 32).

Nesse primeiro ano ainda nos presenteou com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium , A Alegria do Evangelho. Esta exorta-nos, para que vivamos na alegria, o evangelho nos chama a isso, pois anunciar a boa nova é um motivo sempre de grande alegria. Também somos convocados a sermos cada vez mais uma Igreja missionária.

Diante de tudo que já podemos colher do pontificado do papa Francisco, como presente, rendemos Graças a Deus por tê-lo escolhido a essa missão. A Deus confiamos sua vida e também à intercessão da Virgem Maria, todos os demais anos que Deus aprouver ao nosso papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário