A pobreza que enriquece

A mensagem do Papa Francisco para quaresma desse ano parte de uma reflexão de uma passagem de São Paulo “Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. (2 Cor 8,9)

Nosso Deus por amor a nós veio ao nosso encontro, se rebaixou a nós, se fez pequeno, igual a nós em tudo, exceto no pecado. O papa nos recorda que a finalidade de Jesus fazer isso não é a pobreza em si mesmo, mas como diz São Paulo “para vos enriquecer com a sua pobreza”. É a lógica do amor de Deus, ele faz primeiro. Jesus nos ensina pela sua pequenez como devemos ser e agir, pois nosso rebaixamento elevará a outros.

Quaresma é um tempo mais que especial para vivermos essa realidade como diz o santo padre ”A Quaresma é um tempo propício para o despojamento; e far-nos-á bem questionar-nos acerca do que nos podemos privar a fim de ajudar e enriquecer a outros com a nossa pobreza. Não esqueçamos que a verdadeira pobreza dói: não seria válido um despojamento sem esta dimensão penitencial. Desconfio da esmola que não custa nem dói”.

Que possamos viver esse tempo nos fazendo servos dos irmãos, amando e elevando a diginidade do próximo. E que em nossas atitudes o amor de Deus venha florescer no coração de todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário