Vocação – O que é?


“Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um.”
Papa Francisco – Encontro com os voluntários JMJ Rio 2013.


O Santo Padre o Papa durante o seu discurso para os voluntários na JMJ Rio 2013 , falou sobre vocação , mas afinal o que seria isso?

Vocação é um termo derivado do verbo no latim "vocare" que significa “chamar”, é um chamado Deus para o homem. Deus que nos ama profundamente nos chama a viver esse amor, quando respondemos vivemos nossa vocação.


Segundo o Catecismo da Igreja Católica:
O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus ; e Deus não cessa de atrair o homem a si e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar. (CIC 27)


Conforme nosso Papa bem disse no trecho que destacamos, Deus nos chama a escolhas definitivas, a santidade, mas há um caminho para cada um, pode ser um chamado a vida sacerdotal , religiosa , matrimonial ...


Então se existem vocações distintas como encontrar o meu caminho? Nosso Santo Padre também nos ajuda nisso:

Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor; Ele lhe fará entender o caminho. Como fez o jovem Samuel, que ouviu dentro de si a voz insistente do Senhor que o chamava, e não entendia, não sabia o que dizer, mas, com a ajuda do sacerdote Eli, no final respondeu àquela voz: Senhor, fala eu escuto (cf. 1Sm 3,1-10) . Peçam vocês também a Jesus: Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?  Papa Francisco – Encontro com os voluntários JMJ Rio 2013.


Que possamos viver plenamente nossa vocação e quem ainda não a descobriu que busque sinceramente o discernimento vocacional e abrace o caminho que Deus lhe apontar, acredite, será o caminho de sua real felicidade.



---

Confira o especial 'Vocação' de nosso YouCat Online










Inscreva-se em nosso canal do youtube: www.youtube.com/pequenorebanho
Curta nossa página no Facebook: www.fb.com/comunidadecatolicapequenorebanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário