Glorie-se no Senhor


Devemos nos orgulhar em alguma circunstância de nossas vidas?

A resposta é sim. Em uma específica! O Senhor nos ensina pela boca do Apóstolo Paulo que “quem se gloria, glorie-se no Senhor” (I Cor 1,31a). Como assim? Para nós cristãos não há dúvida que o caminho de santificação é aquele no qual a alma diante da grandiosidade Divina assume a sua pequenina condição de húmus (terra ou pó). Isto significa que tudo em nossas vidas - sejam as conquistas, fracassos, sofrimentos, alegrias e potencialidades - estão sob a graça da vontade amorosa de Deus.

Na parábola dos talentos narrada em Mt 25, 14-30, onde o Senhor, na figura do patrão, confia a três servos medidas diferentes de talentos, conforme a capacidade de cada um. A um, cinco; a outro, dois e por último, um talento. Os dois primeiros foram fiéis e deram bons frutos (o dobro), mas o último não quis arriscar, enterrou o talento e ainda procurou dar uma desculpa esfarrapada ao patrão.

Olhando para aqueles que deram frutos, percebemos que o Senhor os chamou de servos fiéis. O caminho de santificação leva-nos a meditar o quanto temos buscado a fidelidade aos talentos que nos foram confiados. Muitas vezes perdemos tempo mensurando a quantidade de talentos recebidos e comparando-os com os de outras pessoas que para nós receberam mais. Não podemos perder o foco contando os talentos e comparando-os com os dos outros, mas tomando aquilo que Deus nos reservou devemos buscar a fidelidade. Por vezes, o todo de talentos confiado pode ser pequeno, mas foi aquilo que Deus nos deu e o necessário para a nossa salvação.

Tenha certeza que Deus faz você, que busca a fidelidade, avançar neste caminho. É aí que deve residir o nosso orgulho, como disse São Paulo. Orgulhar-nos da graça de Deus que agiu e age nas nossas vidas, às vezes sem percebermos e mesmo com as nossas insuficiências. Como não se orgulhar de um Amor que não consegue parar de amar os seus pequenos filhos?

Portanto, peçamos a Deus que o seu Espírito Santo nos dê um coração fiel naquilo que nos foi confiado, sem se preocupar em comparar com os dos outros. E, assim, possa-nos ser derramada a graça de nos orgulharmos daquilo que foi feito e realizado em nossas vidas pela ação divina e amorosa do Senhor.

(Contribuição de Glauco Soares)


Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário