O Bom Pastor


Resultado de imagem para bom pastor claudio pastro
Eis a cena que o evangelho nos apresenta, mais uma vez Jesus subiu a Jerusalém, narra o evangelista que havia em Jerusalém junto a porta das ovelhas um tanque com cinco pórticos e ali havia um grande número de enfermos, coxos e paralíticos que aguardavam o anjo do senhor movimentar a água desse tanque, porque assim quem primeiro entrasse seria curado. (Cf Jo 5 1-4).
Na sequencia desse evangelho podemos ver porque o bom pastor foi a essa porta das ovelhas. Havia ali um homem enfermo há 38 anos. Entendam, a expectativa de vida no tempo de Jesus era curta, podemos estimar em cerca de 40 anos, ou seja talvez esse homem passou a maior parte ou quase toda a sua vida até então enfermo. Sua possibilidade de cura estava ali nas águas daquela piscina, até ele ser encontrado por Jesus.
Jesus conhece o mais íntimo de nós e sabia do que aquele homem precisava, mas ainda lhe pergunta: Queres ficar curado?  O homem não responde a pergunta de Jesus, ele apenas relata os obstáculos que impedem de ser curado, como a falta de alguém que o leve ao tanque quando a água é agitada (Cf Jo 5 , 6-7). Jesus a essa resposta cura aquele homem.
            O senhor olha para as suas ovelhas, tal como ele olhou para aquele homem e no meio de tantos enfermos somente aquele foi escolhido. Assim é conosco, Jesus sabe do que vivemos e passamos das nossas esperas, no que tanto aguardamos às vezes uma vida inteira de paciência, mas em seu amor ele se aproxima de nós e nos pergunta se queremos ser curados. Entendamos que a nossa resposta a essa pergunta deve ser apenas sim, sejam lá quantos milhões de obstáculos existam nosso Deus é o Deus do impossível.
            Aquele homem tinha uma doença física, algo grave que foi curado, mas Jesus o adverte: “Eis que ficaste são; já não peques para não te acontecer coisa pior” (Jo 5, 14). Aqui nessa parte do evangelho vemos o que Jesus queria realmente curar naquele homem e em todos os homens: a alma. Os efeitos do pecado em nós, a nossa concupiscência aquilo que pode nos levar a condenação eterna, que é o pior que pode nos acontecer.
Essa passagem de hoje, vem nos motivar a permanecermos firmes, a esperarmos em Deus o bom pastor sabe do que precisamos, seu desejo é que estejamos um dia com ele no céu, renovemos a nossa fé no Deus que cuida do seu pequeno rebanho, ele é o mais interessado em nos salvar em nos conduzir para águas tranquilas e em verdes pastagens nos fazer repousar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário