Caminho de Felicidade

Resultado de imagem para lava pes
“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo até o extremo os amou” (Jo 13,1)

É assim que o evangelista inicia a narração de um dos mais belos momentos das sagradas escrituras: o lava pés. Evento esse, que a Igreja sabiamente medita de maneira mais profunda na celebração de quinta feira santa e para muitos de nós parece que essa beleza fica somente lá. Só lembraremos novamente na próxima semana santa, mas veja o que o Senhor nos diz: “Se compreenderdes essas coisas, sereis felizes, sob a condição de a praticardes” (Jo 13, 17)
Jesus sabia que chegara o seu momento de se oferecer, de se entregar por amor a nós, Jesus amou-nos até o extremo e esse gesto de lavar os pés é mais um profundo gesto de amor. Jesus se coloca como servo daqueles homens que logo depois o abandonariam um deles até o trairia. O mestre e Senhor se faz o servo de todos, se diminui, rebaixa para ensinar aos apóstolos e a nós: lavai os pés uns dos outros, dei o exemplo façam o mesmo.
Jesus nos chama a servir e Nele servir e amar são a mesma coisa e a medida desse amor é amar sem medidas é até o extremo, é diminuir-se para elevar o outro. Amar como Cristo amou, diferente do que o mundo ensina, é ter atitudes concretas de rebaixamento em direção ao outro, tudo fazer sem nada esperar em troca.
Isso é difícil, a nossa humanidade ferida pelo pecado quer tudo menos se humilhar, nosso desejo é sempre a grandeza, mas o caminho de Jesus não é esse. Estamos aqui nessa terra para realizar a vontade de Deus e essa vontade é a nossa santificação, é a nossa configuração a Cristo. Por isso contamos, precisamos contar com o auxílio do Espírito Santo, necessitamos do paráclito nessa trajetória para atingirmos a maturidade de Cristo.
O nosso caminho de felicidade é ser como o Mestre e Senhor, com o auxílio do alto se fazer pequeno. Porém, caso a nossa humanidade ferida nos leve a tentação de querermos nos engrandecer, sigamos os seguintes procedimentos:

1- Deponhamos nosso manto. - dispamos da dignidade que cremos ter.
2 - Peguemos uma toalha e nos cinjamos com ela - preparemo-nos para esse momento.
3- Deponhamos água numa bacia - façamos um esforço físico, pois é um ato concreto.

            Por fim  diminuamos lavando os pés uns dos outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário