Estou com um tesouro. E agora?


Resultado de imagem para tesouro
Um homem encontra algo precioso num campo. Extremamente feliz, esconde esse algo precioso de volta no lugar para adquirir logo o campo (que não era seu até então), e ficar com esse tesouro que o deixou tão feliz. Um outro homem recebe algo precioso de seu chefe. Extremamente medroso, esconde esse algo precioso na terra e o ignora até que possa devolver ao seu senhor sem lucro algum, é chamado de mau e preguiçoso e jogado nas trevas.
As duas narrativas se encontram no evangelho de São Mateus. A primeira, do reino comparado a um tesouro escondido, está em Mt 13,44. A segunda, da parábola dos talentos, em Mt 25, 14-30. Ambas descrevem homens em posse de preciosidades.
E assim como eles, o bom Deus também nos confia preciosidades. Recebemos por primeiro o Reino através da salvação que Jesus nos deu por Graça. Mas também recebemos dons para servirmos aos outros como felizes herdeiros do Reino. Recebemos a fé, recebemos oportunidades de amar, quer seja na família, no trabalho, escola, faculdade, paróquia, comunidade... Tudo recebemos de Deus, e não é assim que desejamos que seja? Tudo receber do bom Deus, assim como Santa Teresinha dizia... E antes de nos perguntarmos o que temos feito daquilo que nos foi dado e confiado, precisamos nos perguntar com que atitude temos recebido tudo aquilo que nos foi dado por Deus. Com extrema alegria ou com medo? “Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino” (Lc 12, 32)
Aquele que recebeu um tesouro com medo enterrou-o para deixá-lo esquecido. O medo o travou. O homem queria ignorar a existência daquele tesouro de alguma forma por ter medo do que fazer com ele. Aquele que recebeu o tesouro com alegria enterrou-o para guardá-lo e livrá-lo do perigo de ser tomado. Estava cuidando até que pudesse legalmente usufruir, e a partir dele dar frutos.
Então, tenho recebido com extrema alegria ou com medo? Tenho cuidado ou tentado ignorar? Que possamos lançar fora o medo, e na certeza de que “no amor não há temor” (I Jo 4,18) que amemos a Deus, e nesse amor venhamos a multiplicar aquilo que recebemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário