YouCat Online - Por que a Igreja celebra a Liturgia frequentemente?



Na celebração dos mistérios cristãos (Sacramentos) acontece o nosso encontro com Jesus Cristo no tempo. Até o fim dos dias, Ele está presente na sua Igreja. A Liturgia, enquanto "serviço divino", é o encontro mais profundo com Ele: "Nada se deve preferir à Liturgia." (São Bento de Núrsia, ca. 480-547, fundador do monacato ocidental) 


Já o povo de Israel interrompia o trabalho para louvar a Deus "sete vezes ao dia" (Sl 119, 164). Jesus participou na Liturgia e na oração do Seu Povo; ensinou os discípulos a rezar e reuniu-os na sala da Última Ceia, para com eles celebrar a Liturgia das liturgias: a entrega de Si mesmo na refeição. A Igreja, que convoca à Liturgia, segue o Seu convite: "Fazei isso em memória de Mim!" (1Cor 11, 24) [1066-1070]

Tal como uma pessoa precisa de respirar para viver, também a Igreja respira e vive quando celebra a Liturgia. É o próprio Deus que, dia após dia, lhe insufla Vida nova e a presenteia com a Sua Palavra e os Seus Sacramentos. Pode ainda utilizar-se a seguinte metáfora: cada celebração litúrgica é como um ponto de encontro de amor que Deus escreve na nossa agenda; quem alguma vez ja sentiu o amor de Deus comparece com todo o prazer; e quem comparece, mesmo sem sentir nada durante algum tempo, revela a Deus a sua fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário