YouCat Online - Que relação tem a Igreja com os judeus?


"Os judeus são os "irmãos mais velhos" dos cristãos, porque foi primeiramente a eles que Deus amou e falou. Une-nos o fato de Jesus Cristo ter sido, enquanto homem, um israelita. Separa-nos, porem, o fato de a Igreja O reconhecer como o Filho de Deus vivo. Somos "um" na expetativa do advento definitivo do Messias. [839-840]"

 "A fé judaica é o rizoma da nossa fé. A Sagrada Escritura dos Judeus, que designamos por Antigo Testamento, é a primeira parte da nossa Sagrada Escritura. A antropologia judaico-cristã, cuja ética é cunhada pelos Dez Mandamentos, constitui o fundamento das democracias ocidentais. É vergonhoso que, ao longo dos séculos, tivesse havido cristãos que não admitiram a sua estreita afinidade com o Judaísmo e, inclusivamente com motivações pseudo-teológicas, atiçaram um ódio aos judeus suficientemente mortal. Por ocasião do Ano Santo de 2000, o Papa João Paulo II pediu expressamente perdão por essas situações. O Consílio Vaticano II deixa claro que aos judeus, enquanto povo, não deve ser atribuída uma culpa coletiva na morte de Cristo na Cruz. > 96,97, 335."

"Ele submeteu-lhe todas as coisas e constituiu-O como cabeça da Igreja, ela que é o Seu corpo, a plenitude d'Aquele que cumpre tudo em todos. Ef 1,22."

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas! Não vim abolir, mas dar pleno cumprimento. Mt 5,17."

"A religião judaica não é extrínseca a nós, mas pertence, de certa maneira, ao cerne na nossa religião. Por consequência, temos relações com ela que não temos com nenhuma outra religião. Sois os nossos irmãos prediletos e, de certa forma, os nossos irmãos mais velhos. João Paulo II, quando da visita à Grande Sinagoga de Roma, 1986."



-------------------------------------- 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e confira os vídeos anteriores:   www.youtube.com/pequenorebanho

Twitter e Instagram: @pequeno_rebanho

                           Facebook: www.fb.com/comunidadecatolicapequenorebanho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário