Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, dia  07 de junho,  celebraremos a festa de ‘Corpus Christi’ (‘Corpo de Cristo’), dia de preceito para nós católicos. Essa é a festa onde a Igreja de forma especial celebra o mistério da Eucaristia. Ela sempre ocorre numa quinta-feira, fazendo alusão a Quinta-feira Santa - dia em que o Senhor instituiu a Eucaristia-, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
Começou-se a comemorar essa festa no ano de 1.243 em Liége, na Bélgica, século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. No entanto, será somente em 1.264 que o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante na celebração.

"Verbo eterno, não vos bastou tomar a nossa natureza e morrer por nós na Cruz, quisestes ainda dar-nos este sacramento para serdes nosso companheiro, nosso alimento e penhor da glória celeste".  Santo Afonso de Ligório

A celebração é solene, o sacerdote consagra duas hóstias: uma é consumida e outra é apresentada aos fiéis para adoração - esta permanece no meio da comunidade, também como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Antecedendo a Santa missa há a procissão com o Santíssimo sacramento nos tapetes de sal - que adornam e enfeitam, em sinal de amor e união dos fiéis, todo o caminho que o sacerdote percorrerá.
Irmãos, a Eucaristia é fonte de vida para toda a Igreja e é por isso que o Espírito Santo inspirou esse dia solene, que possamos então vivê-lo intensamente com profunda atitude de adoração ao Senhor que vive no meio de nós, através no Mistério da Eucaristia – presença real de Cristo.
“Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e divínissimo sacramento”.


Sugestão de leitura: Documento ECCLESIA DE EUCHARISTIA - sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja  (http://www.vatican.va/edocs/POR0245/_INDEX.HTM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário